“METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS"


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Justificativa:
A importância de trabalhos participativos teve início a partir do processo da redemocratização do país, abrindo espaço para um amplo debate – criando um grande desafio para os profissionais envolvidos em projetos sociais.
A Constituição de 1988, a LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) e atualmente o Sistema Único de Assistência Social, fortalece a participação popular desde a fase do diagnóstico das demandas, como também o controle social.

Neste novo cenário, os profissionais se colocam diante de um grande desafio: O que é um planejamento participativo? Quais são os instrumentos que facilitam a reflexão grupal e o diagnóstico?

O curso oferecido pretende abordar estas questões com uma reflexão atualizada, possibilitando através de aulas expositivas, debates, oficinas o estudo dos enfoques participativos no trabalho com a população.

Objetivo Geral:
Trabalhar o diagnóstico, a elaboração e a gestão de projetos sociais participativos.

Objetivo:
• Discutir a participação como base de um processo de mudança.
• Refletir sobre algumas metodologias participativas utilizadas: trabalho em grupo participativo, instrumentos de reflexão grupal e de planejamento.

Público alvo:

Dirigentes, coordenadores, supervisores, assistentes sociais, voluntários de entidades sem fins lucrativos, estudantes e demais interessados pelo tema.

Instrutora:

Maria Cristina Salomão:

Mestre em Serviço Social – PUC/RJ. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Veiga de Almeida. Assessora de diversos projetos sociais.


PROGRAMA DO CURSO


1- O conceito de participação.
2- Os diferentes níveis de participação.
3- O desenvolvimento de um processo participativo.
4- Algumas metodologias participativas.
5- O papel do moderador.
6- O manejo de conflitos.


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