ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MOVIMENTO RIO CARIOCA - ARTE, CULTURA, EDUCAÇÃO E PROJETOS

"Gestão Sustentável para Organizações do Terceiro Setor"

Aguarde o início de matrícula para este curso.
Caso deseje ser avisado quando iniciar o processo de matrícula, clique aqui

JUSTIFICATIVA

O Terceiro Setor representa um espaço plural, composto por entidades privadas sem fins lucrativos, onde coexiste um diversificado conjunto de tipologias organizacionais como ONGs, institutos, fundações, cooperativas populares, associações, agremiações culturais ou esportivas, entre outras configurações.

Apesar de diferirem em termos de suas naturezas, em linhas gerais, essas organizações são criadas voluntariamente por grupos sociais cujas aspirações estão intimamente associadas ao desenvolvimento de ações orientadas a uma causa inspiradora e de interesse público.

Embora a perspectiva ideológica e o voluntarismo sejam características marcantes do Terceiro Setor, é importante reconhecer o gradativo crescimento das exigências por profissionalismo, governança e transparência requeridos para essas organizações, sobretudo por parte dos seus mantenedores e demais partes interessadas.

Nesse sentido, seja no desenvolvimento de suas atividades sociais, seja no tocante à gestão, especialmente num contexto de restrição de recursos financeiros que garantam a sustentabilidade das ações, compreender as novas condições de contorno e desenvolver competências técnicas e gerenciais para melhoria dos níveis de serviço tornam-se requisitos indispensáveis para a sobrevivência dessas organizações.

OBJETIVO

Capacitar profissionais de organizações do Terceiro Setor e demais interessados com as mais modernas técnicas, princípios e práticas de sustentabilidade na gestão.

PÚBLICO ALVO

Membros ou gestores de organizações da sociedade civil, como ONGs, Cooperativas, Associações, Agremiações, OSCIPs, lideranças comunitárias, empreendedores sociais, estudantes de Administração, Serviço Social, Psicologia e demais interessados.

FACILITADORES

BIANCA AMORIM: Coach, Especialista em Responsabilidade Social Empresarial e Terceiro Setor, Consultora, Instrutora e Auditora em Gestão da Qualidade e Responsabilidade Social Corporativa, das Normas ISO 9001 NBR 16001 e SA 8000; Consultora do Bureau Veritas (BVQI). Professora da Fundação Getúlio Vargas – CADEMP, nas áreas de Operações e Humanas. Vivência em Planejamentos Estratégicos, Gerenciamento de Projetos, preparação de empresas para normas de certificação e ações socioambientais sustentáveis.

ELEONORA FIGUEIREDO: Coach, Especialista em Responsabilidade Social Empresarial e Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor (UFF). Especialização em Educação (PUC), Mestrado em Psicologia da Educação (FGV). Experiência profissional em gestão de organizações nacionais e multinacionais do Terceiro Setor. Consultoria e docência em cursos motivacionais e de pós-graduação em Responsabilidade Social, Ferramentas da Qualidade, Gestão de Pessoas, projetos de Pesquisa e desenvolvimento de parcerias institucionais. Autora de artigos.

FERNANDO ARAÚJO: Doutor em Engenharia de Produção (PUC-Rio); Mestre em Sistemas de Gestão (UFF/ LATEC); Graduado em Engenharia de Produção (UFF). Profissional com significativa experiência em sustentabilidade aplicada ao Terceiro Setor, incluindo prática na gestão de organizações e consultorias. É professor e pesquisador do Departamento de Engenharia de Produção do CEFET/RJ Unidade Nova Iguaçu, onde coordena o NETS – Núcleo de Empreendedorismo e Tecnologias Sociais. Adicionalmente, é autor, co-autor e orientador de publicações de referência sobre o tema, como o livro ‘Transparência nos Negócios e nas Organizações’ (Ed. Atlas, 2009).

 

Nota: A coordenação de cursos do Movimento Rio Carioca poderá em casos excepcionais substituir o(s) facilitador (es) quando houver necessidade. Sendo neste caso, o (s) facilitador (es) substituto (s) profissional (ais) com a mesma qualificação técnica para assumir o curso.

PROGRAMA

O curso será ministrado em três módulos complementares, a saber:

a. Módulo I: “Plantando sementes”
• A questão social no Brasil: contribuições e desafios para o Terceiro Setor
• Particularidades, entraves e desafios na gestão do Terceiro Setor
• Voluntarismo vs. Profissionalismo na atuação social privada
• Conciliando causa e consequências: missão, projetos e fundos
• Em busca da sustentabilidade organizacional: estratégias de captação de recursos

b. Módulo II: “Cultivando o jardim”
• Gestão estratégica aplicada ao terceiro setor
• Análise e monitoramento de riscos
• Governança corporativa, accountability e transparência
• Sustentabilidade organizacional
• Modelos e ferramentas de gestão sustentável

c. Módulo III: “Compartilhando os frutos”
• Técnicas de diálogo com stakeholders
• Relatórios de sustentabilidade
• Comunicação organizacional sustentável

 

 

Aguarde o início de matrícula para este curso.
Caso deseje ser avisado quando iniciar o processo de matrícula, clique aqui