ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MOVIMENTO RIO CARIOCA - ARTE, CULTURA, EDUCAÇÃO E PROJETOS.

“ECOTURISMO E SUSTENTABILIDADE”


Aguarde o início de matrícula para este curso.
Caso deseje ser avisado quando iniciar o processo de matrícula, clique aqui

APRESENTAÇÃO
Observa-se que nos últimos anos o número de turistas que visitam áreas naturais tem aumentado significativamente no mundo, no Brasil e, consequentemente, no Estado do Rio de Janeiro que é privilegiado com atrativos naturais que dispensam comentários. Entretanto, essa tendência não tem sido acompanhada pelo planejamento e administração adequados aos locais visitados, principalmente em áreas ecológica e culturalmente frágeis. Assim como outras atividades executadas pelo homem, o ecoturismo tanto pode trazer benefícios quanto prejuízos aos elementos envolvidos no processo. Constata-se que se faz necessário conhecer alguns de seus aspectos positivos e negativos relativos às características ambientais, socioculturais e econômicas.

OBJETIVO
Disseminar os conceitos do ecoturismo, de maneira comprometida com a sustentabilidade, ressaltando os dilemas e questões que possam afetar a fauna adjacente e as comunidades envolvidas.

METODOLOGIA
Aulas expositivas e dinâmicas, com material didático e certificado de participação.

PÚBLICO ALVO
Membros ou gestores de empresas, ONGs, Cooperativas, Associações, Agremiações, OSCIPs, proprietários rurais ou de RPPN, lideranças comunitárias, empreendedores sociais, estudantes de Turismo ou áreas afins, praticantes de esportes de aventura e demais interessados.

FACILITADOR
EDUARDO VIEVEIROS - Geógrafo, educador e praticante de esportes de aventura com pós-especialização em Perícia Ambiental, MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Mestrado em Ciências Ambientais. Profissional com ampla experiência acadêmica na área ambiental e de sustentabilidade corporativa, incluindo prática na gestão de organizações, docência em instituições educacionais, consultoria e auditoria em Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio ambiente e Responsabilidade Social.


Nota: A coordenação de cursos do Movimento Rio Carioca poderá em casos excepcionais substituir o(s) facilitador (es) quando houver necessidade. Sendo neste caso, o (s) facilitador (es) substituto (s) profissional (ais) com a mesma qualificação técnica para assumir o curso.

PROGRAMA


• Introdução
• Desenvolvimento sustentável – princípios e contradições
• Turismo sustentável e o ecoturismo
• Conceito e práticas de ecoturismo
• Criando atrativos e atividades ecoturísticas
• Ecoturismo e relações com a sustentabilidade
• Relações do ecoturismo e turismo cultural
• A indústria do petróleo e o turismo são compatíveis?
• Assuntos relacionados ao tema

 


 

Aguarde o início de matrícula para este curso.
Caso deseje ser avisado quando iniciar o processo de matrícula, clique aqui