ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MOVIMENTO RIO CARIOCA - ARTE, CULTURA, EDUCAÇÃO E PROJETOS.


“GESTÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA"

Aguarde o início de matrícula para este curso.
Caso deseje ser avisado quando iniciar o processo de matrícula, clique aqui

JUSTIFICATIVA


A Responsabilidade Social Corporativa definitivamente se tornou uma ferramenta fundamental e necessária para a sustentabilidade das organizações.

Os conceitos que norteiam uma gestão socialmente responsável – a relação ética e transparente com todos os públicos que se relacionam com a empresa para o desenvolvimento do seu negócio e da sociedade, preservando-se os recursos ambientais e humanos para as gerações futuras – trazem vários benefícios para as organizações.

A empresa contemporânea não se limita mais em gerir e manter recursos econômicos técnicos e humanos para se destacar no mercado. Hoje, o planejamento e o desenvolvimento de novos recursos se impõem como exigência de sobrevivência, sobretudo econômica. E um investimento que vem alavancando a qualidade da estrutura social de uma empresa pauta-se nas relações humanas de trabalho, adotadas através dos conceitos de responsabilidade social.

O pensamento das organizações vem, com o tempo, criando raízes com base na interiorização da cultura organizacional que se deseja alcançar, comprometendo-se a fornecer produtos ou prestar serviços de maneira ética e transparente, considerando o absoluto respeito aos direitos humanos, oferecendo um ambiente de trabalho saudável e seguro, repudiando a discriminação e as práticas disciplinares, promovendo campanhas contra o trabalho infantil e o trabalho forçado / compulsório, dentre outras formas de atuação.

Com esta nova filosofia, as empresas passaram a se preocupar em exteriorizar os conceitos desenvolvidos para suas partes interessadas, buscando solicitar os mesmos padrões adotados, vez que, uma empresa verdadeiramente comprometida deve assumir um papel pró-ativo na antecipação dos eventuais problemas sociais e agir preventivamente nos relacionamentos internos e externos.

Ao adotar um comportamento socialmente responsável, as organizações tornam-se poderosas agentes de mudança em busca da sustentabilidade, construindo, com este caminho, o retrato da filosofia de uma nova sociedade.


OBJETIVO
Desenvolver uma visão estratégica e analítica dos processos da gestão socialmente responsável, através da compreensão sócio – político – econômica nas oportunidades de atuação, do conhecimento técnico e instrumental que permita que as organizações desenvolvam uma gestão ética, transparente e sustentável, incorporando sua filosofia organizacional às necessidades e anseios dos diferentes públicos de interesse.

Objetivos Específicos:


• Estimular a reflexão, o diálogo e a criatividade dos participantes, motivando-os para a implementação ou para o aprimoramento da gestão em Responsabilidade Social.


• Orientar os participantes para a construção dos processos de conscientização e mobilização da empresa para os temas da Responsabilidade Social Corporativa;

•Desenvolver competências que possibilitem definir uma visão motivadora para a organização, estabelecendo valores claros e mobilizando as pessoas em torno de uma missão, mediante uma visão sistêmica e estratégica voltados à eficácia organizacional;

•Apresentar ferramentas de Gestão em Responsabilidade Social, bem como as Normas Regulamentadoras e de Certificação SA 8000:2008, NBR 16001:2004 e o GT ISO 26000.

METODOLOGIA
Aulas expositivas, com espaço para discussões interativas, estudo de casos e troca de experiências acerca dos temas abordados.

PÚBLICO ALVO
Empresários, gestores de empresas, executivos, consultores e profissionais que pretendem se tornar agentes de mudança nas suas organizações, atuando na transformação da filosofia organizacional em um modelo alinhado com os princípios da responsabilidade corporativa e da sustentabilidade empresarial.

FACILITADORES

BIANCA AMORIM: Coach, Especialista em Responsabilidade Social Empresarial e Terceiro Setor, Consultora, Instrutora e Auditora em Gestão da Qualidade e Responsabilidade Social Corporativa, das Normas ISO 9001 NBR 16001 e SA 8000; Consultora do Bureau Veritas (BVQI). Professora da Fundação Getúlio Vargas – CADEMP, nas áreas de Operações e Humanas. Vivência em Planejamentos Estratégicos, Gerenciamento de Projetos, preparação de empresas para normas de certificação e ações socioambientais sustentáveis.

ELEONORA FIGUEIREDO: Coach, Especialista em Responsabilidade Social Empresarial e Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor (UFF). Especialização em Educação (PUC), Mestrado em Psicologia da Educação (FGV). Experiência profissional em gestão de organizações nacionais e multinacionais do Terceiro Setor. Consultoria e docência em cursos motivacionais e de pós-graduação em Responsabilidade Social, Ferramentas da Qualidade, Gestão de Pessoas, projetos de Pesquisa e desenvolvimento de parcerias institucionais. Autora de artigos.

 

Nota: A coordenação de cursos do Movimento Rio Carioca poderá em casos excepcionais substituir o(s) facilitador (es) quando houver necessidade. Sendo neste caso, o (s) facilitador (es) substituto (s) profissional (ais) com a mesma qualificação técnica para assumir o curso.

PROGRAMA

I. O mundo corporativo e seu relacionamento com a sociedade
• As responsabilidades e autoridades dos 03 setores da sociedade
• A evolução do Pensamento Empresarial
• O conceito de Responsabilidade Social
• Ética
• Transparência
• Governança Corporativa
• Sustentabilidade
• Relacionamento com os Stakeholders

II. Princípios, Programas e Ferramentas de Gestão em Responsabilidade Social
• Princípios e Programas de Responsabilidade Social
• Programa de Voluntariado Empresarial
• A Parceria com o Terceiro Setor
• Ferramentas de Gestão em Responsabilidade Social

III. Gestão de Projetos de Responsabilidade Social
• O ciclo PDCA
• Identificação do Projeto de Gestão
• Planejamento, Desenvolvimento e Monitoramento do Projeto de Gestão
• Avaliação do Projeto de Gestão

IV. Normas certificadoras e regulamentadoras de Responsabilidade Social
• Norma SA 8000
• Norma NBR 16001
• Norma ISO 26000

Aguarde o início de matrícula para este curso.
Caso deseje ser avisado quando iniciar o processo de matrícula, clique aqui