ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MOVIMENTO RIO CARIOCA - ARTE, CULTURA, EDUCAÇÃO E PROJETOS.


“EDUCAÇÃO AMBIENTAL"


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JUSTIFICATIVA
“Como a Educação Ambiental pode contribuir para a emancipação e a cidadania”?
A problemática ambiental tem sido, na atualidade, tema de diversas discussões entre os governantes, gestores, empresários e da sociedade em geral, isso porque se tornou consenso que as ações humanas, muitas delas predatórias, são responsáveis pelas alterações e ampliações das condições ambientais que acarretarão impactos graves na vida humana atual e, especialmente, futura.
Desse modo, espera-se que os indivíduos adotem uma mudança de postura em relação às questões ambientais e na forma de organização socioeconômica. Para tanto, a prática da Educação Ambiental, como disciplina transversal e integradora, que deve ser executada de modo formal e informal, com grupos sociais variados, surge como alternativa para a formação de cidadãos autônomos, ativos e conscientes de seu papel na relação sociedade-natureza, objetivando a construção de um futuro melhor.

OBJETIVO
• Analisar a Educação Ambiental sob a perspectiva emancipatória e dialógica.
• Compreender a Educação Ambiental como uma disciplina integradora e transversal na educação formal.
• Avaliar as contribuições da Educação Ambiental para a ampliação das discussões sobre a ética ecológica e o desenvolvimento sustentável.
• Desenvolver habilidades para a elaboração de dinâmicas e oficinas de Educação Ambiental no processo da educação informal com grupos variados (Idosos, trabalhadores rurais, funcionários de empresas potencialmente poluidoras, etc.).

METODOLOGIA
Aulas expositivas, em diálogo com a experiência dos/as participantes, com exercícios de aprofundamento utilizando os projetos de suas próprias organizações. Atividades dinâmicas e oficinas em grupo.

PÚBLICO ALVO
Dirigentes, coordenadores, supervisores e gestores, voluntários de entidades sem fins lucrativos da área sócio-ambiental, professores da educação básica, estudantes e demais interessados pelo tema.

PROGRAMA
1. O surgimento e evolução do pensamento e do movimento ambientalista
• Problemas ambientais globais e atuais.
• Conferências Internacionais de Meio Ambiente e seus reflexos no Brasil.
2. Educação Ambiental: fundamentos teóricos e metodológicos.
• Educação Ambiental: contextos e contradições.
• Caminhando para a educação ambiental emancipatória.
• Metodologias e dinâmicas de Educação Ambiental.
• Marcos e trajetórias da Educação Ambiental.
3. Ética ecológica, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental.
• Crise dos valores sociais.
• Ética e Moral.
• Ética Ambiental.
• Conceito de Desenvolvimento Sustentável.
4. Projetos, Legislação e Políticas Públicas de Educação Ambiental no Brasil.
• Lei n.º 9795, de 27 de abril de 1999.
• ProNEA – Programa Nacional de Meio Ambiente – MMA.
5. Educação Ambiental em Empresas.
• Processo de certificação ambiental.
6. Estudos de casos.

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