ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA MOVIMENTO RIO CARIOCA - ARTE, CULTURA, EDUCAÇÃO E PROJETOS.


“A DINÂMICA COMO INSTRUMENTO DE FACILITAÇÃO DE GRUPOS"


Aguarde o início de matrícula para este curso.
Caso deseje ser avisado quando iniciar o processo de matrícula, clique aqui

JUSTIFICATIVA
A origem da Dinâmica dos Grupos (DG) como especialidade está relacionada a Kurt Lewin, que popularizou o termo. Diversas áreas de atuação a utilizam e aprimoram, configurando-se, assim, a DG em um produto da convergência de diferentes tendências sociais, da sociedade em um determinado período de tempo.
A Dinâmica dos Grupos pesquisa, teoriza sobre a natureza dos grupos - sejam eles formados por estudantes, funcionários de uma empresa ou por pessoas que atuam em associações comunitárias -, suas inter-relações com o indivíduo de forma integral, considerando sua história, cultura, meio ambiente, enquanto ser social, em constante relação com o outro e com os grupos dos quais faz parte.
Constitui-se como crença básica que a facilitação de grupos intensifica os melhores valores de determinada comunidade e enriquece os recursos pessoais dos indivíduos, tornando-os capazes de atingir os objetivos legítimos de seus respectivos grupos sociais.

OBJETIVO
Capacitar os participantes para a internalização dos conceitos de facilitação de grupos, promovendo reflexões acerca da importância do grupo e contribuindo para a identificação dos aspectos que interferem no comportamento grupal, através de uma abordagem que integre o bom planejamento de técnicas de dinâmicas de grupo, permitindo a aplicabilidade em suas respectivas realidades organizacionais.

METODOLOGIA
A carga horária do curso é de 12 horas, distribuídas em aulas expositivas, leitura de textos e exercícios práticos ligados aos temas da aula. A proposta do programa é o “aprender fazendo”, assumindo o papel atuante de participante, membro do grupo, orientando o processo de desenvolvimento do grupo, buscando a aquisição de conhecimentos básicos de facilitação que propiciem a sua prática.

PÚBLICO ALVO
Profissionais da área de Recursos Humanos; estudantes de áreas afins; gestores sociais, dinamizadores comunitários, dentre outros

PROGRAMA
1. Conceitos e fundamentos teóricos sobre grupos e processos grupais.
2. Modelos teóricos.
3. O papel do facilitador de grupos.
4. A metodologia da Dinâmica dos Grupos (DG) em grupos comunitários.
5. Abordagem vivencial-teórica sobre Dinâmicas de Grupos (DG).
6. Construção de modelos.

Aguarde o início de matrícula para este curso.
Caso deseje ser avisado quando iniciar o processo de matrícula, clique aqui